O que Deus ajuntou
Brochura, 148 páginas.
Este livro fornece um estudo detalhado e cuidadoso das principais passagens do Novo Testamento que tratam do assunto, sem passar por cima de versículos “difíceis", e sem deixar de responder às objeções normalmente apresentadas a este ensino.
O tema básico do livro é que o casamento é parte da Criação e não apenas parte do cristianismo. Por isso, seus princípios têm aplicação universal, são para crentes e descrentes. Os autores concordam plenamente que o casamento é indissolúvel, a não ser pela morte. Enquanto o primeiro cônjuge vive, um novo casamento nunca é uma possibilidade e, de fato, é expressamente proibido pelo ensino do NT. Um outro casamento, neste caso, resulta num estado de "adultério perpétuo". A conversão não muda esta condição, a não ser que haja uma separação do casal "recasado".
Além dos capítulos que são realmente a exposição das passagens das Escrituras sobre este assunto, achamos prudente incluir um outro capítulo intitulado "Será que o adultério pode ser perpétuo?" Por causa do aumento de relacionamentos "do mesmo sexo" hoje em dia, um capítulo intitulado "O pecado de sodomia" também foi incluído.
Não publicamos o livro com alegria, mas sim com pesar no coração. Lamentamos, em extremo, pela dor que sofrem muitos irmãos e irmãs — alguns, que conhecemos bem e amamos muito — devido à situação em que se encontram hoje quanto ao matrimônio. Alguns, por não atentaram à Palavra de Deus, criaram situações que não conseguem solucionar; outros, por recusarem desobedecer à Palavra de Deus, foram abandonados e desprezados por cônjuges infiéis. A maneira como o mundo encara o casamento hoje coloca um peso muito grande sobre aqueles que querem permanecer fiéis à Palavra de Deus, e temos consciência disto. Gostaríamos de ter alguma forma de aliviar este peso — mas cremos na santidade da Palavra de Deus. Sentimos um pouco do que sentiu Eliseu (II Rs 10-12), quando apresentou fielmente a Palavra de Deus enquanto chorava pelas consequências daquilo que era a verdade. Sabemos que o ensino deste livros trará lágrimas e tristeza a muitos amados irmãos e irmãs — mas estamos plenamente convictos que este ensino é a verdade da Palavra de Deus.